Tanatopraxia é uma técnica antiga, que visa a preservar a boa aparência do falecido. A ideia é conservar o corpo e prepará-lo para o velório ou cerimônia de despedida. Normalmente, esses momentos são marcados pelas lembranças boas e saudade. Logo, é necessário prezar pela imagem da pessoa também.
No entanto, esse ainda é um termo que gera dúvidas e precisa ser esclarecido. Dessa forma, explicaremos, a seguir, o que é essa prática e qual é a sua relevância, por exemplo.
O que é tanatopraxia?
Tanatopraxia, conforme havíamos comentado, é uma técnica moderna de conservação de corpos. Aliás, vale a pena frisar, se trata de uma prática utilizada em vários países do mundo. Ela não está relacionada a nenhum processo interno, como a necropsia ou a retirada de órgãos, por exemplo.
A prática consiste na higienização e conservação dos corpos, por meio de injeção de líquidos, a fim de garantir uma boa última apresentação. Hoje, a técnica já está consolidada no mercado funerário.
Um profissional responsável pela tanatopraxia é conhecido como tanatopractor e a profissão exige curso técnico avançado na área.
Como surgiu a tanatopraxia?
Esse procedimento é, na realidade, bem mais antigo do que muitos imaginam. Desde a época da pré-história, os corpos falecidos eram tratados para rituais e cerimônias. No entanto, antigamente, isso era conhecido como embalsamento. Por ser considerado caro, era destinado apenas aos nobres da época.
Esse procedimento é antigo, por conta das crenças que rondavam as sociedades daquele tempo. No Egito, era comum acreditar que os faraós, após a morte, virariam deuses, com vida eterna. Embalsamento antecedia festas e celebrações majestosas e, por fim, a mumificação.
Contudo, estamos falando de tanatopraxia, e esse termo, como conhecemos hoje, surgiu aproximadamente na época da Guerra Civil americana, meados do século XIX. A técnica se tornou popular, em um primeiro momento, em países europeus, como França e Itália, e também nos Estados Unidos.
O surgimento da tanatopraxia está relacionado aos corpos de soldados, mortos durante a guerra. Eles eram arrastados e, portanto, as famílias dos combatentes viam seus familiares desfigurados. A lembrança triste e forte era a última. Para amenizar o sofrimento da família, os soldados recebiam o cuidado em questão, a fim de parecerem mais saudáveis.
Afinal, empatia também é um ato de carinho com quem passa por momentos difíceis.
Fonte: O QUE É A TANATOPRAXIA: CONHEÇA A TÉCNICA E SUA IMPORTÂNCIA. Facilita Corretora de Seguros, s.d. Disponível em <https://facilitaseguros.com.br/blog/o-que-e-tanatopraxia/> Acesso em 21 de Novembro de 2022.